Fonte: GPA&A

UNIFEI - ITABIRA

Ano: 2011 - 2012

Status: Projeto

Local: Itabira, MG

​Área: 164.000m²

Projeto Paisagístico: 

Marieta Cardoso Maciel

Mirelli Borges Medeiros

Projeto Arquitetônico e perspectivas:

Gustavo Penna Arquiteto & Associados

Equipe: 

Júlia Machado de Alcântara e Silva

Natália Cesarino Coutinho

Mostrar Mais

O projeto de Paisagismo da UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - Campus de Itabira tem como referência o projeto arquitetônico elaborado pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados, as edificações propostas, suas funções, cores, texturas, volumetrias e as condições ambientais do lugar. Desde as etapas iniciais: Estudo preliminar, Anteprojeto, até a entrega do Projeto Executivo,  o trabalho foi elaborado em conjunto com uma equipe interdisciplinar sob a supervisão da consultoria em sustentabilidade, LABCON-EAUFMG  - Laboratório de conforto ambiental e eficiência energética em edificações da escola de arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fonte: GPA&A

Itabira está localizada na região sudeste de Minas Gerais, a 108 km de Belo Horizonte. A cidade surgiu devido à exploração de minério de ferro, ouro e outros recursos minerais de valor. A área pertencente ao Campus da UNIFEI tem aproximadamente 600.000 m² e está localizada a sudeste da área urbanizada de Itabira.

 

Inicialmente, foi elaborado um diagnóstico dos elementos biofísicos e antrópicos para melhor conhecimento do local: clima, recursos hídricos, fauna, flora, entre outros.  A área encontra-se bastante impactada pela ação antrópica, especialmente em decorrência da extração mineral, e constitui um grande vazio urbano com utilização abaixo de sua potencialidade. 

O projeto busca integrar o conjunto edificado ao seu entorno e obter o selo LEED - Leadership in Energy and Environmental Design. Trata-se de um sistema de certificação e orientação ambiental para edificações que estabelece parâmetros que comprovam a sustentabilidade das mesmas de forma a atender as questões atuais de proteção, preservação e uso racional do ambiente. No cenário atual de crise hídrica e energética, é fundamental considerar soluções construtivas que minimizem os impactos ambientais. O projeto do Campus UNIFEI foi desenvolvido desde as etapas iniciais com esse objetivo.

 

Especificamente com relação ao paisagismo, o sistema LEED trata de critérios como a implantação (o local do edifício e seu entorno), a uso da água e o conforto térmico. O estudo dos biomas foi fundamental para o conhecimento e a escolha de espécies que exigem baixa manutenção por serem adequadas às condições ambientais locais. O uso de coberturas verdes foi incentivado para reduzir o efeito de ilhas de calor, minimizando o impacto no microclima e no ambiente urbano.

O projeto paisagístico para o Campus da UNIFEI Itabira pretende contribuir para que o mesmo seja reconhecido como exemplo de arquitetura sustentável e em harmonia com as leis da natureza.

Fonte: GPA&A

CONTATO

Tel: (31) 3234 0836

       (31) 99916 4933

e-mail: contato@polisarquitetura.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

©2016 por Pólis.