PRAÇA JOÃO ALVES

Ano: 2001

Local: Belo Horizonte, MG

​Área: 3.000m²

Projeto Arquitetônico:

Marieta Cardoso Maciel

Projeto Paisagístico: 

Marieta Cardoso Maciel

Equipe: Mirelli Borges Medeiros

Ana Cristina Martins Nunes Vieira

Mostrar Mais

A proposta da circulação viária para a Av. Vilarinho e a Rua Padre Pedro Pinto, na intercessão com a Rua Romeu Amaral, traz à Praça João Alves um novo desenho periférico que possibilita e potencializa sua integração com o entorno imediato e a criação de novos percursos em sua área interna tornando-a uma praça de fato.

 

MEMORIAL

Tem uma área de 2.499m², um relevo levemente ondulado, formando uma pequena depressão ao longo da Rua Romeu Amaral, dando-lhe uma conformação côncava. É recoberta por gramíneas, arvoretas esparsas e uma arborização feita recentemente ao longo dos passeios.

 

Solucionada a acessibilidade, a integração da Praça com as áreas adjacentes será alcançada tornando-se também um marco visual aos transeuntes. Seu desenho definitivo tem forma retangular, limitada pelas duas vias arteriais e duas locais, em que um lado é quase o triplo  do outro, dando-lhe um forma alongada na qual seu espaço central – protegido e interiorizado – é propício às concentrações públicas, eventos culturais e demais atividades coletivas.

Os espaços adjacentes às vias de acesso potencializam os movimentos de circulação e de travessias, além da possibilidade de paradas. Sua inserção no lugar direcionou os ambientes e seus desenhos, tratando-a em sua totalidade como um ornamento na reinvenção da paisagem.

 

A harmonia e equilíbrio entre as áreas permeáveis aliados a volumetria, cor e textura dos materiais construtivos empregados e à vegetação, enfatizam seu caráter estético.

 

Foram utilizados equipamentos – tais como pérgulas, cascata, repuxos e bancos – dispostos de tal forma que abrigam as atividades coletivas, reforçam a plasticidade da Praça e induzem o uso público. O projeto executado alterou algumas especificações como, por exemplo, o piso.

 

A vegetação foi definida a partir das características ornamentais da Praça além das condições climáticas e biológicas que direcionaram a especificação dos vegetais nas áreas permeáveis.

CONTATO

Tel: (31) 3234 0836

       (31) 99916 4933

e-mail: contato@polisarquitetura.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

©2016 por Pólis.