EDIFÍCIO PARC ZODÍACO

Mostrar Mais

Ano: 2004 - 2010

Local: Belo Horizonte, MG

​Área: 13.800m²

Projeto Paisagístico:

Marieta Cardoso Maciel; 

Mirelli Borges Medeiros

Projeto Arquitetônico:

Gustavo Penna Arquiteto & Associados
Gestão e Planejamento: Rísia Botrel
 

Para o Edifício Parque Zodíaco, localizado no Bairro Santa Lúcia, Belo Horizonte, foram criados cenários e ambiências para os espaços livres permeáveis e impermeáveis (acessos, percurso, jardins, taludes e muros de contenção). São micropaisagens com condições de receber espécies vegetais adequadas harmonizando-as com o edifício e este com a cidade.

Os espaços livres sobre laje (impermeáveis) têm dimensões em torno de 700m² e para a composição foram escolhidas vegetações adequadas a cada tipo de ambiente pré-estabelecido. Já os espaços livres naturais (permeáveis) em torno de 3.000 m².

A proposta visa a articulação sensorial e física entre todos os espaços (edificados, internos e externos), através da criação de jardins ornamentais, bosques e pomar já "materializados", o que justifica a utilização de espécies vegetais adultas passíveis de transplantes tais como jabuticabeiras, palmeiras, entre outras especificadas.

A topografia é bastante acidentada e aliada ao programa do projeto arquitetônico onde foram identificadas ambientações bem definidas funcionalmente e a necessidade de caracterização formal, de hierarquia dos percursos e da articulação entre elas.

 A criação dos 05 (cinco) "destaques" vegetais nas ambientações ou nos jardins frontais, nos jardins posteriores, nos  laterais, no  jardim do largo principal e no bosque (com o pomar), têm além da finalidade estética, a leitura funcional do ambiente, a criação de micro ecossistemas urbanos e o emprego, ainda que, singelo de espécies da flora de Minas Gerais.  

CONTATO

Tel: (31) 3234 0836

       (31) 99916 4933

e-mail: contato@polisarquitetura.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

©2016 por Pólis.